domingo, 21 de agosto de 2011

Atribuições dos Auxiliares e Técnicos de Laboratório

Boa noite, eu ia continuar falando sobre vidrarias utilizadas em Laboratórios mas os últimos acontecimentos me fizeram mudar o post. Voltaremos a falar de vidrarias mais a frente. Espero que seja útil.

 
Auxiliar de laboratório de análises clínicas

Atribuições
Coletam material biológico, orientando e verificando preparo do paciente para o exame. Auxiliam os técnicos no preparo de vacinas; aviam fórmulas, sob orientação e supervisão. Preparam meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados. Organizam o trabalho; recuperam material de trabalho, lavando, secando, separando e embalando. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

Técnico em patologia clínica
Analista de laboratório em análises clínicas, Técnico de laboratório de análises clínicas, Técnico de laboratório em patologia clínica, Técnico de laboratório médico, Técnico em análises clínicas
Auxiliar técnico em patologia clínica
Assistente técnico de laboratório, Auxiliar técnico de laboratório de análises clínicas
  
Atribuições
Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

Auxiliares de Laboratório - CBO 5152-15
Técnicos de Laboratório - CBO 3242-05

Fonte: http://www.mtecbo.gov.br

Quem somos???

O Técnico de laboratório de Análises Clínicas é o profissional este com formação em ensino médio profissionalizante, ou ensino pós-médio nos termos das leis educacionais regulamentadoras do ensino técnico noBrasil, com curso de duração de um ano em alguns estados não ultrapassando dois anos. Não existe uma nomenclatura unificada para denominação deste profissional, podendo ser chamado de Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Citologia, Técnico em Análises Laboratoriais, o que pode gerar conflitos de nomes.

A profissão está descrita na Classificação Brasileira de Ocupações, assim como está na Lei Federal 3820/61, que Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências legais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Técnico_de_laboratório_de_análises_clinicas